sexta-feira, 15 de julho de 2016

Aprendendo Melhor

  Na última vez que fiz terapia, foi com uma terapeuta holística e ela me ensinou uma coisa muito importante que acredito que todo mundo deveria saber que existe, ajudaria muito na hora de aprender.
 Nós temos 5 sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição) e usamos todos quase o tempo todo porém, sempre temos mais ou menos inclinações sobre o que eu chamo de "preferencia do uso". Eu por exemplo sou uma pessoa muito visual, uma imagem vale mais que mil palavras, acredito que a minha ordem de preferencia seja 1º visão, 2º audição e olfato, 3º paladar, 4º paladar. Lembro de uma vez que meu pai brigou comigo e eu fiquei muito chateada mesmo, na ocasião depois da briga eu fui para o banho e lavei o cabelo. Esse tipo de situação nós temos a tendencia de apagar, seja por ser desnecessário ou por trauma, porém, 2 anos atrás eu comprei um shampool com um cheiro que sempre me fazia ficar enjoada e muito incomodada em usa-lo, apesar do cheiro ser bom, eu ficava ignorando isso falando que era bobeira e já que eu comprei vou usar até o final. Um dia eu voltei a minha atenção a esse fato e em um flashback eu lembrei do dia da briga e esse shampoo tem o mesmo cheiro que aquele shampoo tinha na época da briga. Depois que me toquei disso a sensação de aperto no estomago passou e eu consegui usar o shampoo tranquilamente.



 Tá e onde eu quero chegar?
Você já parou para pensar quantas vezes isso já pode ter acontecido com você? Talvez não com o olfato, mas de repente um toque ou uma música, não sei, existem várias opções.
 Agora que você sabe disso, desse poder que os 5 sentidos tem sobre as memórias e (consequentemente)os sentimentos, você deve usar isso para melhorar a sua comunicação e aprendizado. Eu aprendo e decoro muito melhor se tem alguma música/dança/ritmo/cores/paisagem, nas aulas de biologia do ensino médio a professora fazia muitas músicas/rimas e tinha bastante imagens ainda hoje é a matéria que ainda mais me lembo (terminei o ensino médio em 2009, fazem 7 anos apróx.). Claro que não é somente 1 deles que você acaba usando mais, de repente são 2 ou 3, ou todos. O que importa é você descobrir qual é o melhor método para você aprender e ele normalmente esta relacionado a forma como você se expressa. Eu tendo a gesticular bastante e fazer muito onomatopeias (que são sons como vento, porta batendo, pingo e assim em diante), com essa dica basta você ter um pouco de atenção em você mesmo para descobrir qual método é melhor para você.

  O único link que achei falando sobre o assunto  foi ESSE, ele explica melhor tudo o que eu falei acima.

 Espero ter acrescentado algo de útil a vocês, obrigada e até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário